A Secretaria Municipal da Saúde de Osório está realizando visitas a escolas da cidade para ampliar a vacinação contra a gripe em crianças com idade entre 6 meses e 5 anos, 11 meses e 29 dias. A ação busca elevar o índice de imunização, que até o momento atinge apenas 41,37% do público-alvo — bem abaixo da meta de 90% estipulada pelo Ministério da Saúde.
Entre maio e junho, quatro crianças residentes no município precisaram ser internadas em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) com quadros de síndrome respiratória aguda, condição que pode ocorrer em pacientes não vacinados contra o vírus influenza. A baixa adesão preocupa as autoridades de saúde, que alertam para o risco de complicações graves.
Mesmo com a aplicação das doses nas instituições de ensino, muitos pais seguem relutantes em autorizar a imunização dos filhos. Em algumas escolas onde a campanha já foi realizada, das 1.120 crianças previstas, apenas 144 receberam a vacina. A Secretaria ainda tem previsão de vacinar outras 508 crianças em instituições que serão visitadas nos próximos dias.
As próximas unidades escolares a receberem a equipe de vacinação são: Pingo de Gente e Osvaldo Amaral (bairro Sulbrasileiro); Cordeiro de Farias (Palmital); Criança Feliz, Algodão Doce, Marquês de Herval e Sementinha (bairro Centro); e Tuiuti e Professora Cristina (localidade de Arroio das Pedras).
A vacina contra a gripe é anual e fundamental, principalmente para grupos mais vulneráveis como crianças e idosos, por proteger contra complicações como pneumonia e reduzir hospitalizações e óbitos. Segundo a Secretaria, a composição da vacina é atualizada a cada ano para acompanhar as mutações do vírus influenza e garantir sua eficácia.