O município de Imbé apresentou uma redução expressiva nos casos de dengue em 2025. Até o momento, foram confirmadas apenas 12 ocorrências da doença, número significativamente inferior aos 357 casos registrados em 2024. A queda de 97% é atribuída ao conjunto de ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental, com apoio da população.
Desde o segundo semestre do ano passado, a Vigilância Ambiental intensificou mutirões de limpeza, ampliou ações educativas em escolas e espaços públicos, promoveu capacitações para professores e agentes comunitários e distribuiu materiais informativos de fácil compreensão. As ações tiveram como foco a eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti.
O trabalho incluiu ainda o uso de ovitrampas para monitoramento em áreas estratégicas, atualização do mapa de infestação do mosquito e parcerias com a Defesa Civil para atuação em terrenos baldios.
Com a resposta positiva, a Secretaria de Saúde manterá as visitas casa a casa, palestras e campanhas de conscientização ao longo de todo o ano. A administração municipal destaca a importância da colaboração da comunidade, que tem demonstrado maior proatividade no combate ao mosquito transmissor da dengue.
A Prefeitura reforça que o enfrentamento à doença é contínuo e que qualquer suspeita de foco do mosquito ou sintomas devem ser comunicados pelo telefone/WhatsApp (51) 3627-8288, para que as equipes possam agir rapidamente.

