O mês de julho começou com um dos amanheceres mais frios do ano no Rio Grande do Sul. Nesta terça-feira (1º), ao menos 26 municípios gaúchos tiveram temperaturas abaixo de zero, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A menor marca oficial foi registrada em São José dos Ausentes, na Serra, com -5,3°C. No entanto, de acordo com o Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro), vinculado à Secretaria da Agricultura, Santana do Livramento teve a menor temperatura do dia: -7°C.
Outras cidades também enfrentaram frio intenso. Vacaria anotou -4,2°C, seguida de Cambará do Sul, com -3,5°C, onde também foi registrada a sensação térmica mais baixa do dia: -18,1°C. Em Porto Alegre, os termômetros marcaram mínima de 2,9°C na Zona Sul e 3,1°C na Zona Leste.
Apesar do frio rigoroso, o tempo se manteve firme em grande parte do Estado, com sol entre nuvens. A previsão para os próximos dias indica a manutenção das baixas temperaturas até pelo menos sexta-feira (4), com possibilidade de geadas em diversas regiões.
Segundo o Inmet, o mês de julho será marcado por duas fases distintas no clima gaúcho. A primeira, com temperaturas abaixo da média e maior presença de chuva nas regiões central e sul. Já a segunda parte do mês deve registrar elevação nos termômetros e tempo mais seco. Em áreas de maior altitude, o frio tende a ser ainda mais intenso ao longo do mês.
Clique aqui e confira as menores temperaturas registradas pelo Inmet.
São José dos Ausentes: -5,3°C
Vacaria: -4,2°C
Cambará do Sul: -3,5°C
Bagé e Soledade: -3,0°C
Tupanciretã: -2,7°C
Santiago e Erechim: -2,6°C
Canguçu e Palmeira das Missões: -2,4°C
Bento Gonçalves, Alegrete e Cruz Alta: -2,2°C
Lagoa Vermelha e São Gabriel: -1,9°C
Dom Pedrito: -1,7°C
Caçapava do Sul: -1,6°C
Santa Maria: -1,4°C
Encruzilhada do Sul: -1,3°C
Santo Augusto: -1,2°C
Jaguarão: -0,8°C
Frederico Westphalen, São Vicente do Sul e Serafina Corrêa: -0,7°C
São Borja: -0,5°C
São Luiz Gonzaga: -0,3°C