O arcebispo de Porto Alegre, Cardeal Jaime Spengler, foi nomeado pelo Papa Leão XIV como membro do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica. O anúncio foi feito nesta terça-feira (24), pela Santa Sé. Esta é a segunda função do religioso na Cúria Romana.
Com a nova nomeação, Dom Jaime passa a integrar o órgão responsável por acompanhar e orientar a vida religiosa consagrada em todo o mundo, assessorando o Papa no diálogo com ordens, congregações e comunidades que dedicam suas vidas à missão evangelizadora da Igreja.
A Arquidiocese de Porto Alegre celebrou a escolha, que é vista como um reconhecimento da trajetória e da atuação do cardeal no cenário eclesial brasileiro e latino-americano. Atual presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (Celam), Dom Jaime já é membro do Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, cargo que assumiu após ser criado cardeal pelo Papa Francisco, em dezembro de 2024.
Natural de Gaspar (SC), Dom Jaime está à frente da Arquidiocese de Porto Alegre desde 2013. Além de sua atuação na CNBB, também exerce funções de representação junto ao Colégio Pio Brasileiro, à vida consagrada no Regional Sul 3 da CNBB e à Comissão Especial para o Acordo Brasil-Santa Sé.