Mais de mil moradores do bairro Serramar, em Osório, passarão a contar com abastecimento de água tratada por meio de uma obra em execução pela Corsan. Com investimento de R$ 1,3 milhão, a companhia está implantando 6,3 quilômetros de redes de distribuição em 26 ruas da localidade. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos até o final de julho.
Atualmente, os moradores utilizam água de poço, sem garantia de potabilidade. Com a conclusão da obra, cerca de 300 residências e o novo Centro de Atendimento Socioeducativo (Case), em construção, poderão ser conectados ao sistema da Corsan. A estrutura será abastecida por um poço tubular profundo da própria companhia, com sistema de filtração e tratamento de alta capacidade. A instalação também permite futuras ampliações, acompanhando o crescimento do bairro.
Além de levar água potável à comunidade, a ação integra o programa Afluentes, que visa aproximar a Corsan das comunidades atendidas. Como parte desse esforço, a empresa realizará uma reunião informativa na próxima segunda-feira (30), às 19h, na Associação Comunitária Capão da Areia (Rua Dom Pedro de Alcântara, 265). No encontro, serão repassadas orientações sobre a nova rede e esclarecidas dúvidas dos moradores. Também serão apresentadas informações sobre obras de esgotamento sanitário previstas na região.
A iniciativa está alinhada às metas do Marco Legal do Saneamento, que estabelece que até 2033, 99% da população brasileira deve ter acesso à água potável e 90% à coleta e ao tratamento de esgoto. Para cumprir os objetivos, a Corsan projeta investir cerca de R$ 1,5 bilhão por ano nos 317 municípios em que atua no Rio Grande do Sul.




