A Rota do Sol, importante ligação entre a Serra Gaúcha e o Litoral Norte do Rio Grande do Sul, passará por obras de recuperação com investimento estimado em R$134,2 milhões. O projeto contempla a restauração do trecho compreendido entre o distrito de Tainhas, em São Francisco de Paula, e o município de Terra de Areia. A ordem de início dos trabalhos já foi assinada pela Secretaria Estadual de Logística e Transportes.
A intervenção integra o maior investimento previsto dentro de um pacote de obras voltado à recuperação de rodovias estaduais atingidas pelas fortes chuvas e enchentes registradas em 2024. Na Rota do Sol, que compreende as rodovias RSC-453 e ERS-486, os serviços incluirão a recomposição do pavimento danificado e obras de contenção em áreas onde foram identificados grandes deslizamentos.
O cronograma prevê a entrega dos projetos e o início efetivo das obras para o segundo semestre de 2025. A previsão de conclusão é até o final de 2026.
O aporte financeiro faz parte de um investimento mais amplo do governo estadual, que totaliza R$ 171 milhões para quatro obras de infraestrutura viária em diferentes regiões do Estado. Os recursos são provenientes do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs), criado para apoiar a reconstrução do Rio Grande do Sul e promover a resiliência das estruturas públicas.
Além da Rota do Sol, o pacote inclui a construção de duas pontes — na ERS-530, em Dilermando de Aguiar, e na ERS-433, entre Relvado e Encantado — e melhorias na ERS-415, entre Tupandi e Bom Princípio.
As obras foram autorizadas pelo secretário estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella, e pelo diretor-geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Luciano Faustino. A iniciativa prioriza pontos estratégicos da malha viária, essenciais para o escoamento da produção e a integração regional, reforçando o compromisso do Estado com a infraestrutura e a segurança nas estradas.





