Subiu para 6.016 o número de pessoas fora de casa no Rio Grande do Sul em razão das chuvas que atingem o Estado nos últimos dias. Conforme o boletim mais recente da Defesa Civil estadual, divulgado na manhã desta sexta-feira (20), são 4.011 desalojados — que estão em residências de amigos ou familiares — e 2.005 pessoas em abrigos públicos. No levantamento anterior, divulgado na tarde de quinta-feira (19), o total era de aproximadamente 4.570.
O número de municípios afetados também cresceu, passando de 91 para 98. Entre as novas localidades atingidas estão Cacequi, Fontoura Xavier, General Câmara, Humaitá, São Francisco de Assis, Sapucaia do Sul e Pareci Novo. Em Cacequi, na Região Central, são 200 desabrigados e 200 desalojados. Em Sapucaia do Sul, na Região Metropolitana, onde foi registrada a terceira morte relacionada aos temporais, há diversos pontos de alagamento e o município contabiliza três desabrigados e uma pessoa desalojada.
Na Fronteira Oeste, São Francisco de Assis registrou 44 desalojados e danos em estradas e pontes. Em General Câmara, 40 pessoas estão fora de casa e há preocupação com arroios que transbordaram. Até o momento, apenas Jaguari permanece com decreto de calamidade pública reconhecido. Já a situação de emergência foi validada em oito cidades: Dona Francisca, Cerro Branco, Agudo, Nova Palma, Cruzeiro do Sul, Passa Sete, São Sebastião do Caí e Cacequi.
Em meio ao agravamento da situação, o Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, visitou a Região Metropolitana nesta quinta-feira (19). Em Canoas, a comitiva federal foi recebida com protestos por moradores do bairro Mathias Velho, que cobravam respostas diante da falta de assistência.
Ainda em Canoas, durante coletiva de imprensa, o prefeito Airton Souza e outras autoridades locais pediram mais recursos estaduais e federais para obras de contenção. Wolff afirmou que o governo federal segue à disposição do município e do Estado. A agenda do secretário incluiu também uma visita ao bairro Sarandi, em Porto Alegre, onde conversou com moradores afetados pelos alagamentos.



