Zoo de Sapucaia do Sul segue como único foco ativo de gripe aviária no RS, informa Ministério da Agricultura

Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini / Arquivo

Um mês após a confirmação do primeiro caso de gripe aviária em uma granja comercial no Brasil, o único foco ainda ativo da doença no Rio Grande do Sul permanece no Zoológico de Sapucaia do Sul. A unidade segue fechada para visitação e já registra 166 animais mortos, de 11 espécies diferentes, segundo a Secretaria da Agricultura do Estado (Seapi).

O caso inicial foi identificado em 15 de maio, em uma granja de Montenegro, no Vale do Caí, e rapidamente contido. No dia seguinte, foi confirmada a presença do vírus também em aves do zoológico. Ambos os focos foram causados pela mesma cepa do vírus H5N1, a mesma que circulou na Estação Ecológica do Taim, em Santa Vitória do Palmar, em 2023.

O vírus segue ativo em ambientes de vida silvestre, como o zoológico, onde os animais não são eliminados como ocorre em ambientes comerciais. Por esse motivo, os focos tendem a se prolongar. A Seapi informou que uma nova coleta de amostras será realizada para verificar se os óbitos continuam sendo provocados pela influenza aviária.

Contenção e monitoramento

Desde o registro do foco em Montenegro, o governo gaúcho instalou barreiras sanitárias para prevenir a disseminação do vírus. Com a estabilização do cenário e a ausência de novos casos, todas as barreiras fixas foram desativadas até 30 de maio, sendo substituídas por ações móveis e programadas. Mais de 4 mil veículos já foram abordados e desinfetados.

Para que o Brasil possa se declarar livre da gripe aviária em sua avicultura comercial, é necessário que não haja novos registros até o dia 18 de junho, quando se completa o período de 28 dias do chamado vazio sanitário — iniciado após a desinfecção da granja de Montenegro.

Apesar do impacto nas exportações de carne de frango, que sofreram restrições em mais de 30 destinos, autoridades reforçam que a gripe aviária não oferece risco à saúde humana por meio do consumo de carne ou ovos.

Redação TV Litoral

Redação TV Litoral

A Rede Litoral de Comunicação é um grupo de mídia multiplataforma do Litoral Norte do RS. Com atuação em TV, rádio, portal e redes sociais, levamos informação, conteúdo e entretenimento à comunidade, fortalecendo a comunicação local e impulsionando o desenvolvimento regional. Acompanhe através de @redelitoralrs.

Compartilhe :

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *