A 39ª Feira do Livro de Osório chegou ao fim no sábado (14), com um espetáculo de mágica que reuniu o público no Largo dos Estudantes Sônia Chemale, a conhecida “rua coberta” da cidade. Ao longo dos sete dias de programação, o evento movimentou o centro de Osório com atividades culturais, lançamentos literários e expressiva presença de estudantes e visitantes.
Com foco no incentivo à leitura e valorização da literatura regional, a edição deste ano contou com a participação ativa de escritores locais, livreiros e artistas, promovendo uma programação diversificada que incluiu apresentações de teatro, dança, música e atrações para o público infantil. Livreiros relataram desempenho positivo nas vendas, com destaque para os títulos infantis e livros voltados à cultura afro-brasileira e indígena.
No último dia, a programação incluiu o lançamento da obra A poesia, a literatura e o processo de criação, do professor Denilson Silva, e a encenação da peça Casamento na Roça, realizada por integrantes da oficina de teatro da Assessoria de Cultura do município. Também foi realizada uma homenagem aos livreiros, que subiram ao palco e foram aplaudidos pelo público presente.
A feira deste ano também ficou marcada pela grande adesão das escolas da região, que levaram centenas de alunos para participar das atividades. O evento buscou reforçar a importância da leitura desde a infância, proporcionando contato direto com autores, obras e diferentes formas de expressão artística.
A organização da feira avaliou positivamente o resultado da edição, destacando o engajamento dos livreiros e o retorno do público, que, segundo os organizadores, há anos não se mostrava tão participativo. Além disso, a Feira do Livro serviu de espaço para novos talentos, com jovens leitores e escritores compartilhando produções próprias e demonstrando interesse em participar de projetos futuros, como oficinas de escrita criativa.
Promovida pela Prefeitura de Osório, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, a Feira contou com apoio das secretarias municipais de Educação, Meio Ambiente, Gestão Territorial, Agricultura, Pecuária e Pesca, além de instituições como a Academia dos Escritores do Litoral Norte, IFRS – Campus Osório, UFRGS Litoral e Biblioteca Pública Fernandes Bastos.


