Um grave acidente resultou na morte de uma mulher atropelada na RS-344, entre Santo Ângelo e Giruá, no Noroeste do Rio Grande do Sul, na madrugada deste domingo (8). O caso chocou pela gravidade e pelas circunstâncias: o motorista do veículo só percebeu que havia atingido uma pessoa ao notar o corpo da vítima preso ao carro, já na cidade de Giruá.
De acordo com a Polícia Civil, o acidente ocorreu por volta das 3h30min, quando o condutor de um Volkswagen Fox disse ter colidido com algo que acreditava ser um animal, devido à intensa neblina no trecho. Por receio de parar na estrada deserta, seguiu dirigindo por alguns quilômetros. O corpo da vítima foi avistado apenas depois, quando a passageira notou uma perna humana pendurada no vidro traseiro.
Ao chegar em Giruá, o motorista acionou a Brigada Militar e se apresentou na delegacia. No entanto, segundo a delegada Elaine Maria da Silva, ele se recusou a realizar o teste do bafômetro. O caso é investigado como homicídio culposo na direção de veículo automotor, e um inquérito foi instaurado.
A vítima, ainda não formalmente identificada, seria de nacionalidade argentina e teria chegado recentemente à cidade. O corpo foi encaminhado ao Posto Médico-Legal (PML) de São Luiz Gonzaga para perícia. A Polícia Civil afirma que os danos no veículo e as lesões no corpo são compatíveis com os depoimentos colhidos até o momento.
O caso seguirá sendo investigado, e o inquérito será concluído e encaminhado ao Judiciário em até 30 dias.
Atualização – 09/06/2025, 15h04
A mulher atropelada foi identificada como a argentina Viviana Villalba, natural de Pueblo Illia, na província de Misiones; ela completava 22 anos no dia do acidente. Trabalhando há cerca de duas semanas em uma casa noturna em Giruá, segundo relatos de colegas, deixou o estabelecimento por volta das 3h, caminhando sozinha e, conforme imagens de câmeras de segurança da região, trajando apenas um moletom — totalmente nua da cintura para baixo. A hipótese de surto psicótico está entre as possibilidades investigadas, mas ainda não foi confirmada.
A jovem foi atingida pelo veículo no km 65 da RS-344. A perícia aponta que a morte foi instantânea. O condutor do veículo, um homem de 21 anos, retornava de uma festa em Santo Ângelo. Apesar de a passageira ter percebido algo semelhante a uma perna humana no vidro traseiro do carro, o veículo só parou cerca de três quilômetros adiante, quase meia hora após, já na casa do condutor.
Segundo as autoridades, a análise preliminar indica uma tentativa de frenagem no veículo, a qual poderá contradizer a versão do motorista, considerando a diferença na força do impacto.
