Lideranças da região discutem proposta para adiar início do ano letivo de 2026 no RS

Foto: Pietro Marques/ALRES

Uma proposta para postergar o início do calendário escolar de 2026 foi apresentada nesta semana ao Governo do Estado por representantes do Legislativo gaúcho e de entidades municipalistas. A solicitação foi discutida em audiência com a secretária estadual de Educação, Raquel Teixeira.

A reivindicação, levada pelo deputado estadual Luciano Silveira (MDB), contou com o apoio do vice-presidente da Famurs e presidente da Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte), Ique Vedovato, e da secretária de Educação de Imbé, Ruth Ruschel. O grupo defende que as aulas comecem no dia 23 de fevereiro, e não no dia 18, como prevê a proposta inicial do calendário de 2026.

O principal argumento dos representantes municipais é o impacto da data atual na organização das famílias, especialmente em função do Carnaval, que em 2026 será celebrado no início da segunda quinzena de fevereiro. A mudança também é vista como benéfica para os municípios litorâneos, pois possibilitaria a ampliação da temporada de verão, movimento importante para a economia da região.

A proposta está sendo analisada pela Secretaria Estadual da Educação, que se mostrou receptiva ao pleito apresentado. Um posicionamento oficial deve ser divulgado nas próximas semanas.

Redação TV Litoral

Redação TV Litoral

A Rede Litoral de Comunicação é um grupo de mídia multiplataforma do Litoral Norte do RS. Com atuação em TV, rádio, portal e redes sociais, levamos informação, conteúdo e entretenimento à comunidade, fortalecendo a comunicação local e impulsionando o desenvolvimento regional. Acompanhe através de @redelitoralrs.

Compartilhe :

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *