O Banco Central (BC) anunciou nesta terça-feira (4), em São Paulo, o lançamento do Pix Automático, uma nova funcionalidade que permitirá o pagamento automático de cobranças recorrentes. A ferramenta estará disponível ao público em geral a partir do próximo dia 16 de junho, inicialmente com pessoas físicas como pagadoras e empresas como recebedoras.
A novidade permitirá agendar pagamentos de despesas periódicas como contas de luz, mensalidades escolares, academias e serviços por assinatura. A autorização para os pagamentos será feita apenas uma vez, sem a necessidade de novas confirmações a cada cobrança.
Com essa implementação, empresas poderão automatizar suas cobranças com menor custo operacional e maior segurança de recebimento. Para consumidores, o recurso promete comodidade, facilidade e controle. O BC destaca que será possível definir um valor máximo por transação e cancelar a autorização a qualquer momento.
Antes do pagamento, o banco enviará uma notificação para que o cliente possa verificar a cobrança. A funcionalidade será gratuita para quem paga.
O Banco do Brasil foi o primeiro a implementar a nova modalidade, ainda em maio, mas a liberação oficial para outras instituições começa neste mês. Segundo o BC, a ferramenta também deve ampliar o acesso a serviços, especialmente para os 60 milhões de brasileiros sem cartão de crédito, além de ajudar a reduzir a inadimplência, com pagamentos programados diretamente na conta.
Em 2023, o Pix movimentou mais de R$26 trilhões em transações, consolidando-se como um dos principais meios de pagamento do país.