Gestores de Maquiné, Rolante, Riozinho e São Francisco de Paula estiveram reunidos nesta segunda-feira (2) com o secretário da Reconstrução Gaúcha, Pedro Capeluppi, e o deputado estadual Luciano Silveira. O encontro teve como foco a inclusão da ERS-239 no calendário de obras do governo estadual e o avanço do processo da ERS-484, ambas consideradas essenciais para a integração regional.
A proposta é que os dois trechos rodoviários, localizados entre o Litoral Norte, a Serra Gaúcha e o Vale do Paranhana, sejam contemplados com recursos do Fundo de Reconstrução do Estado (Funrigs). A ERS-484, que liga Maquiné a São Francisco de Paula, já conta com projeto executivo pronto, desenvolvido pela Prefeitura de Maquiné. Já a ERS-239, que conecta Maquiné a Riozinho, possui projeto elaborado em parceria entre as prefeituras, também apto a avançar.
Além de melhorar a mobilidade interna entre os municípios, as obras são vistas como estratégicas para o desenvolvimento logístico do Estado, servindo como rotas alternativas à Rota do Sol e ampliando as opções de transporte entre o litoral e outras regiões. As duas rodovias também deverão ter papel fundamental no escoamento de cargas do futuro Porto Meridional, previsto para Arroio do Sal.
A articulação conjunta dos municípios reforça a importância da cooperação regional para superar gargalos de infraestrutura e impulsionar o desenvolvimento econômico de forma integrada e sustentável.


