A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) promoveu, na tarde da última segunda-feira (26), uma ação educativa no Centro de Convivência do Idoso e Geração de Renda (CCI), em Tramandaí, voltada ao correto descarte do óleo de cozinha e à produção de sabão ecológico. Cerca de 50 pessoas participaram da oficina, parte do programa De Olho no Óleo, que busca conscientizar a população sobre os impactos ambientais causados pelo descarte inadequado do resíduo.
Durante a atividade, foram abordados os riscos do despejo do óleo em pias, tanques e vasos sanitários, prática comum que pode causar entupimentos, extravasamento de esgoto, contaminação do solo e dos lençóis freáticos. Um litro de óleo, quando descartado incorretamente, pode contaminar até 25 mil litros de água. Além dos prejuízos ambientais, a prática compromete a saúde pública e o funcionamento das redes de esgoto e pluviais.
A iniciativa também reforçou a importância do reaproveitamento do óleo na produção de sabão artesanal e a entrega do material excedente em pontos de coleta seletiva ou ecopontos, contribuindo para a geração de renda de pequenos produtores e cooperativas, além de incentivar a cadeia de produção de biodiesel.