RS enfrenta temporais, ventos fortes e queda brusca de temperatura a partir desta terça-feira

Foto: Luís André/Secom

O Rio Grande do Sul entra em um período de atenção meteorológica máxima a partir desta terça-feira (27), com previsão de temporais, ventos fortes e queda acentuada de temperatura. A informação é do Centro de Monitoramento da Defesa Civil Estadual (DCRS) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que mantêm alertas de nível laranja — indicando risco moderado a alto para a população.

Nesta terça, o deslocamento de uma frente fria deve provocar chuvas moderadas a fortes, acompanhadas de raios, rajadas de vento entre 50 e 80 km/h e possibilidade de queda de granizo. Os acumulados de chuva podem ultrapassar os 100 mm em áreas do Oeste e das Missões. Já nas regiões da Campanha, Centro e Noroeste, os volumes devem variar entre 50 e 80 mm. Nas demais áreas, o acumulado deve ficar abaixo dos 50 mm.

Na quarta-feira (28), o avanço da frente fria se intensifica com a formação de um ciclone extratropical sobre o oceano, o que mantém o tempo instável e aumenta a força dos ventos — que podem atingir até 90 km/h em algumas localidades. As temperaturas começam a cair de forma significativa, com mínimas entre 3°C e 12°C à noite, e sensação térmica ainda mais baixa devido ao vento.

Já na quinta-feira (29), o frio se espalha por todo o Estado. A Defesa Civil e o Inmet alertam para mínimas que podem chegar a 0°C e máximas que não devem ultrapassar os 14°C em grande parte do território. Há possibilidade de geada e até neve na Serra Gaúcha, especialmente em municípios como São José dos Ausentes e Cambará do Sul.

Alerta para o risco hidrológico

Além dos fenômenos atmosféricos, há risco de cheias em arroios e pequenos rios, principalmente nas regiões Oeste, Missões e Centro, onde os acumulados de chuva devem alcançar entre 130 mm e 200 mm até o fim da semana. A população que vive em áreas ribeirinhas deve estar atenta à possibilidade de alagamentos e elevação rápida do nível da água.

Litoral em alerta

A faixa litorânea do Estado está em alerta amarelo, com previsão de ventos fortes e chuva contínua. A Costa Doce e o Litoral Médio devem registrar os maiores acumulados, com até 80 mm/dia.

Orientações gerais

A Defesa Civil lembra que os alertas emitidos seguem uma escala de gravidade representada por cores, que vão do verde (normalidade) ao roxo (ação imediata). Neste momento, a maior parte do Rio Grande do Sul encontra-se sob alerta laranja, o que exige atenção redobrada da população, especialmente em relação à possibilidade de eventos extremos como inundações, deslizamentos de terra e falta de energia elétrica. A recomendação é que a população evite sair durante os períodos de maior instabilidade, mantenha abrigados animais domésticos, tenha lanternas e itens de emergência à disposição e esteja atenta aos comunicados oficiais dos órgãos de segurança e defesa civil.

A orientação é para que, em caso de emergências, os cidadãos entrem em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Foto: Luís André/Secom
Redação TV Litoral

Redação TV Litoral

A Rede Litoral de Comunicação é um grupo de mídia multiplataforma do Litoral Norte do RS. Com atuação em TV, rádio, portal e redes sociais, levamos informação, conteúdo e entretenimento à comunidade, fortalecendo a comunicação local e impulsionando o desenvolvimento regional. Acompanhe através de @redelitoralrs.

Compartilhe :

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *