A Polícia Federal apreendeu R$429 mil em dinheiro em espécie após uma mala ser lançada pela janela de um apartamento durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão em Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina. A ação ocorreu nesta quarta-feira (11), no âmbito da terceira fase da Operação Barco de Papel.
O dinheiro foi localizado espalhado no chão e recolhido pelos agentes. No mesmo imóvel, também foram apreendidos dois veículos de luxo e dois telefones celulares. Não houve prisões nesta etapa da operação.
A ofensiva da PF teve desdobramentos em Balneário Camboriú e Itapema e mira suspeitas de crimes contra o sistema financeiro relacionadas à gestão de recursos da Rioprevidência e a operações envolvendo o Banco Master, instituição recentemente liquidada pelo Banco Central.
As investigações apuram possíveis irregularidades na aquisição de letras financeiras emitidas pelo Banco Master. Conforme as apurações, entre novembro de 2023 e julho de 2024, a Rioprevidência teria aplicado aproximadamente R$970 milhões no banco.
Os mandados foram expedidos pela 6ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, com base em indícios de obstrução de investigação e ocultação de provas. A Polícia Federal informou que as diligências continuam para aprofundar a apuração dos fatos e identificar eventuais responsabilidades.




