A satisfação dos brasileiros com o Sistema Único de Saúde (SUS) aumentou nos últimos anos e passou a superar a média da América Latina, de acordo com pesquisa divulgada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Entre 2022 e 2025, o índice de satisfação no Brasil subiu de 34% para 45%, crescimento de 9 pontos percentuais. No mesmo período, a média latino-americana ficou em 40%, colocando o Brasil acima do resultado regional.
O levantamento também mostra avanço na percepção sobre acesso e qualidade dos serviços públicos no país. Esse indicador cresceu 18 pontos percentuais, passando de 24% para 42%, patamar que também supera a média da América Latina, de 32%.
A pesquisa integra o estudo Confiança em Instituições Públicas na América Latina e no Caribe e avalia a relação da população com serviços e políticas públicas. Segundo a metodologia, são analisados cinco pilares: integridade, resposta, confiabilidade, abertura e equidade.
O levantamento ouviu cerca de 2 mil cidadãos no Brasil por meio de questionários padronizados, permitindo comparações internacionais. Os dados são utilizados como referência para medir a confiança da população e subsidiar políticas de melhoria na transparência e na qualidade dos serviços públicos.




