Uma operação do Programa Segurança dos Alimentos apreendeu quase duas toneladas de produtos impróprios para consumo e resultou na interdição de estabelecimentos em Tramandaí e Imbé, no Litoral Norte, nesta segunda-feira (9). A ação fiscalizou cinco locais, entre mercados e um restaurante, e identificou uma série de irregularidades sanitárias e administrativas.
Em Imbé, um restaurante localizado na Praia de Santa Terezinha foi interditado devido às más condições de higiene. Durante a vistoria, fiscais encontraram alimentos expostos no buffet em temperatura inadequada, incluindo maionese, o que representa alto risco de contaminação e problemas gastrointestinais aos consumidores.
Em Tramandaí, dois mercados foram autuados por funcionarem sem alvará. Em um deles, a padaria e o depósito foram interditados, enquanto no outro a câmara fria foi fechada por apresentar condições inadequadas de higiene.
Ao todo, foram apreendidas mais de uma tonelada de alimentos impróprios em Tramandaí e cerca de 800 quilos em Imbé. Entre os itens recolhidos estavam carnes, produtos de padaria, ovos, tortas, doces, amendoim, embutidos, pescados, pizzas congeladas e unidades de álcool cuja venda é proibida em supermercados. Também foram identificados produtos sem procedência, mercadorias vencidas e alimentos armazenados fora da temperatura adequada. Todo o material foi descartado.
A operação contou com a participação de promotores de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Sul, servidores do GAECO, Vigilâncias Sanitárias municipais, Secretaria Estadual da Saúde, Secretaria Estadual da Agricultura, PATRAM da Brigada Militar e Delegacia do Consumidor.
A ação integra o trabalho permanente do Programa Segurança dos Alimentos, que tem como objetivo proteger a saúde da população e coibir práticas irregulares no comércio de alimentos no Estado.




