O Fórum da Liberdade de 2026, um dos principais eventos de debates políticos e econômicos do país, já tem o primeiro palestrante internacional confirmado. Adam Howard, ex-integrante do governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, participará do encontro que será realizado nos dias 9 e 10 de abril, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre.
Organizado pelo Instituto de Estudos Empresariais (IEE), o Fórum da Liberdade reúne anualmente lideranças, especialistas e formadores de opinião para discutir temas ligados à política, economia e relações internacionais. Howard deverá abordar assuntos centrais da agenda americana, como geopolítica, política externa dos Estados Unidos e o papel estratégico do país no cenário global contemporâneo.
Especialista em história e relações exteriores, Adam Howard integrou o Departamento de Estado dos Estados Unidos ao longo de 22 anos de carreira. Entre 2019 e 2025, atuou como diretor do Escritório de História do órgão, sendo responsável pela supervisão da série “Relações Exteriores dos EUA”, considerada o registro documental oficial da política externa norte-americana. Nesse período, coordenou a pesquisa, desclassificação e publicação de dezenas de volumes que documentam decisões diplomáticas do país.
Após deixar o governo americano, em junho do ano passado, Howard assumiu a diretoria executiva da International Churchill Society, cargo que ocupa atualmente. Ele também é professor adjunto de história e relações internacionais na Universidade George Washington. Doutor em História pela Universidade da Flórida, é autor de diversas obras acadêmicas e atua como referência para formuladores de políticas públicas e educadores.
A programação completa do Fórum da Liberdade 2026, incluindo novos nomes confirmados, deve ser divulgada ao longo dos próximos meses.




