Os proprietários de veículos no Rio Grande do Sul têm até o dia 30 de janeiro para aderir ao parcelamento do IPVA 2026 em até seis vezes sem juros. Para garantir essa modalidade, é obrigatório efetuar o pagamento da primeira parcela ainda neste mês. Após o prazo, o imposto poderá ser quitado apenas em parcela única.
Além do parcelamento sem juros, quem inicia o pagamento em janeiro tem acesso a descontos por antecipação, que chegam a 3% na primeira parcela, 2% na segunda e 1% na terceira. Esses abatimentos podem ser acumulados com os benefícios dos programas Bom Motorista e Bom Cidadão, elevando o desconto total para até 22,40% nas primeiras parcelas, conforme o perfil do contribuinte.
Também é possível quitar o IPVA 2026 à vista até 30 de janeiro, garantindo o desconto de 3% por antecipação, além dos percentuais previstos nos programas de incentivo. Nesse caso, a redução total também pode chegar a 22,40%.
O desconto do Bom Motorista varia de 5% a 15%, conforme o período sem registro de infrações de trânsito. Já o Bom Cidadão concede abatimentos de até 5% para contribuintes que solicitam CPF na nota fiscal em compras no varejo. Juntos, os programas beneficiam milhões de veículos em todo o Estado.
A consulta do valor do imposto e a geração do QR Code para pagamento devem ser feitas exclusivamente pelo site da Receita Estadual, com acesso via login gov.br. O governo alerta que não envia boletos ou links de cobrança e orienta atenção aos dados do destinatário no pagamento via Pix.
O IPVA é obrigatório para veículos fabricados a partir de 2007, exceto os isentos por lei. O pagamento pode ser realizado via Pix ou em bancos e instituições credenciadas. Mais informações estão disponíveis nos canais oficiais da Receita Estadual.




