Três cursos de Medicina recebem conceito insatisfatório em novo exame do MEC

Foto: Reprodução

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta segunda-feira (19) os resultados do primeiro Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed). No Rio Grande do Sul, três dos 20 cursos de Medicina avaliados receberam conceito 2, considerado insatisfatório: Atitus Educação (Passo Fundo), Universidade Luterana do Brasil – Ulbra (Canoas) e Universidade do Vale do Taquari – Univates (Lajeado).

De acordo com o MEC, instituições com conceitos 1 ou 2 ficam sujeitas a penalidades. No caso do conceito 2, há redução de vagas para novos ingressos. Cursos com conceito 1 teriam suspensão total de novas matrículas — situação que não ocorreu no Estado.

Apesar dos resultados negativos pontuais, o desempenho gaúcho foi superior à média nacional. Metade dos cursos do RS obteve conceitos 4 e 5, considerados de excelência, enquanto no Brasil o percentual de cursos com notas insatisfatórias chegou a 30,7%. No Estado, esse índice foi de 15%.

Os melhores desempenhos no Rio Grande do Sul, com conceito máximo (5), foram registrados pela PUCRS e pela UFCSPA, ambas em Porto Alegre.

Instituições contestam resultados

As três instituições com conceito 2 informaram que contestam as notas e já solicitaram esclarecimentos técnicos ao MEC ou ao Inep.

A Ulbra afirma que os dados oficiais indicariam pontuação compatível com conceito 3 ou superior. A Univates destaca que o resultado não reflete avaliações recentes, incluindo nota máxima em avaliação in loco em 2025. Já, a Atitus ressalta que o Enamed é um exame novo e que o desempenho isolado não representa a qualidade do curso, que possui histórico de excelência em avaliações do MEC.

A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) também criticou a aplicação de efeitos punitivos já na primeira edição do exame, classificando a medida como preocupante.

O Enamed passa a integrar o sistema nacional de avaliação do ensino superior e deve influenciar diretamente a regulação dos cursos de Medicina em todo o país.

Redação TV Litoral

Redação TV Litoral

A Rede Litoral de Comunicação é um grupo de mídia multiplataforma do Litoral Norte do RS. Com atuação em TV, rádio, portal e redes sociais, levamos informação, conteúdo e entretenimento à comunidade, fortalecendo a comunicação local e impulsionando o desenvolvimento regional.Acompanhe através de @redelitoralrs.

Compartilhe :

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *