Radar começa a multar avanço de sinal vermelho em Porto Alegre a partir de janeiro

Foto: Jessé Giotti / Agencia RBS

Motoristas que avançarem o sinal vermelho em Porto Alegre passarão a ser multados a partir de janeiro de 2026. A medida marca o início da operação de novos radares em cruzamentos da Capital, definidos como pontos críticos de acidentes. Dois dos 15 locais previstos no contrato terão os equipamentos funcionando já no primeiro mês do ano.

A definição ocorreu após reunião realizada nesta quarta-feira (17) entre a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e a empresa Talentech, responsável pelo fornecimento e instalação dos equipamentos. A ordem de serviço para início da implantação dos chamados “caetanos” deverá ser assinada na próxima semana.

Após a assinatura, a empresa terá prazo máximo de cinco meses para instalar 15 radares em cruzamentos estratégicos da cidade. Outros três equipamentos estão previstos para serem implantados após um ano de contrato. Apesar de ainda não haver confirmação oficial sobre quais serão os dois primeiros cruzamentos fiscalizados, a EPTC informou que eles estão entre os mais perigosos da Capital.

A fiscalização ocorrerá durante todo o dia, inclusive na madrugada. Entre 23h e 4h59, os condutores poderão atravessar o sinal vermelho apenas se respeitarem regras específicas, como reduzir a velocidade, garantir a segurança de pedestres e veículos, respeitar a prioridade de quem estiver com sinal verde ou amarelo e não ultrapassar 30 km/h no cruzamento monitorado.

Os equipamentos contarão com câmeras capazes de registrar imagens coloridas durante o dia e imagens monocromáticas à noite, permitindo a identificação dos veículos e das placas. Nos locais onde os radares estiverem em funcionamento, a velocidade também será fiscalizada.

A infração por avançar o sinal vermelho é considerada gravíssima, com multa de R$ 293,47 e acréscimo de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação. O contrato firmado entre a prefeitura e a empresa tem duração de dois anos e meio, com valor total de R$ 14,38 milhões.

Entre os primeiros cruzamentos que receberão os radares estão importantes vias da cidade, como Protásio Alves com Vicente da Fontoura, Ipiranga com Azenha, Bento Gonçalves com Princesa Isabel, Sertório com Ceará e Carlos Gomes com Plínio Brasil Milano, entre outros pontos de grande fluxo e histórico de acidentes.

Redação TV Litoral

Redação TV Litoral

A Rede Litoral de Comunicação é um grupo de mídia multiplataforma do Litoral Norte do RS. Com atuação em TV, rádio, portal e redes sociais, levamos informação, conteúdo e entretenimento à comunidade, fortalecendo a comunicação local e impulsionando o desenvolvimento regional.Acompanhe através de @redelitoralrs.

Compartilhe :

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *