Inmet emite alerta vermelho para ventos acima de 100km/h no litoral com avanço de ciclone extratropical

Imagem: Windy / Reprodução

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) elevou para vermelho — nível máximo de severidade — o alerta de vento para todo o litoral do Rio Grande do Sul devido ao avanço de um ciclone extratropical em direção ao oceano. A mudança indica risco muito alto de estragos, com possibilidade de danos materiais, interrupção de serviços e ameaça à integridade física da população. O período crítico compreende das 21h desta terça-feira (9) até o fim da quarta-feira (10), com maior perigo concentrado na madrugada.

A nova projeção aponta que as rajadas podem superar os 100 km/h, intensidade superior à prevista inicialmente. O comportamento do sistema deve afetar diretamente áreas costeiras, incluindo Litoral Sul, Costa Doce e, a partir de quarta-feira, o Litoral Norte, além da Região Metropolitana e do Nordeste gaúcho. O Inmet reforça que o deslocamento da baixa pressão sobre o mar tende a potencializar a ventania ao longo do dia.

Paralelamente ao alerta vermelho, permanece ativo um aviso de cor laranja para tempestades, válido até as 10h de quarta-feira. A instabilidade deve atingir principalmente o Leste do Estado, incluindo municípios do Litoral Norte, além das regiões Central, Sul e da Campanha. Os acumulados de chuva podem chegar a 100 milímetros — valor que representa mais da metade da média esperada para todo o mês de dezembro. O cenário envolve risco de granizo, quedas de árvores, alagamentos, interrupções no fornecimento de energia e danos em plantações.

Já a Fronteira Oeste e parte do Noroeste, que estavam sob alerta vermelho na segunda-feira (8), tiveram redução do nível de risco e agora estão classificadas em alerta amarelo, de perigo potencial. Nessas áreas, são esperados volumes de chuva de até 50 milímetros e vento de até 60 km/h.

A Defesa Civil do Estado orienta a população das áreas sob maior risco a acompanhar as atualizações oficiais, reforçar estruturas vulneráveis e evitar circulação em locais expostos durante os períodos de rajadas mais fortes. Equipes devem permanecer mobilizadas devido à possibilidade de transtornos a partir do início da noite desta terça-feira.

Redação TV Litoral

Redação TV Litoral

A Rede Litoral de Comunicação é um grupo de mídia multiplataforma do Litoral Norte do RS. Com atuação em TV, rádio, portal e redes sociais, levamos informação, conteúdo e entretenimento à comunidade, fortalecendo a comunicação local e impulsionando o desenvolvimento regional.Acompanhe através de @redelitoralrs.

Compartilhe :

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *