A Prefeitura de Osório retomou, nesta segunda-feira (3), o funcionamento do estacionamento rotativo na área central da cidade. O sistema havia sido suspenso em fevereiro para reavaliação, com realização de consulta pública e debate com a comunidade.
Entre as principais mudanças, estão a redução da área azul e da tarifa. O número de vagas pagas foi reduzido para 560, e estão sendo disponibilizadas até 108 vagas gratuitas distribuídas em diferentes pontos da zona azul. A tarifa, antes de R$ 2,50 por hora, passa a ser de R$ 2,00 — uma diminuição de 20% no valor cobrado aos motoristas.
Com a revisão, algumas vias foram retiradas do sistema rotativo: Santos Dumont, Manoel Marques da Rosa, 24 de Maio, Barão do Rio Branco e Costa Gama. Na região do hospital, uma nova área azul será mantida para atender à demanda por estacionamento vinculada aos serviços de saúde.
O pagamento poderá ser feito por diferentes meios: pelo aplicativo, com os agentes de rua conhecidos como “Amarelinhos”, em estabelecimentos credenciados ou via QR Code instalado nas placas do rotativo.
A empresa G2 Empreendimentos e Logística Ltda (Pare Fácil), responsável pela operação do sistema, contará com 13 agentes atuando na fiscalização e orientação. A zona azul funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h.
Para facilitar o atendimento, a operadora foi autorizada a instalar uma estrutura móvel temporária no centro da cidade, com informações e suporte aos usuários.




