O Largo dos Estudantes Sônia Chemale, no centro de Osório, foi palco, na noite de sexta-feira (10), do 1º Brisa Autoral Festival de Música Estudantil, evento que reuniu diferentes estilos musicais e a animação das torcidas formadas por familiares e amigos dos participantes.
A grande vencedora da primeira edição foi a canção “Imperialistas”, da banda Fator Humano, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Osório. O grupo também recebeu o troféu de Melhor Torcida e um violão como prêmio, encerrando a noite com destaque entre as 11 apresentações avaliadas.
O festival, promovido pela Prefeitura de Osório, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a produtora cultural Madri, teve como objetivo valorizar a produção musical estudantil e incentivar o protagonismo artístico nas escolas. A iniciativa marcou a retomada das atividades culturais no ambiente escolar e contou com o envolvimento de instituições de ensino municipais e estaduais.
Durante a apuração dos resultados, o público acompanhou o show “Era Uma Vez Sandy & Junior”, apresentado pelos jovens artistas Matheus Salazar e Isabella Tramontina, que animaram a plateia com releituras dos sucessos da dupla.
Entre os premiados, o 2º lugar ficou com a Escola Municipal Osvaldo Amaral, com a música “Ela ou a Lua”, de Lucas Becker, que também recebeu o troféu de Melhor Melodia. A mesma escola conquistou o prêmio Destaque até 12 anos, com João Lorenzo e a canção “Debaixo da Figueira”, tornando-se a instituição com maior número de troféus na noite.
O 3º lugar foi para a Escola Municipal Major Antônio de Alencar, com “Vento da Tafona”, de Ismael Moraes. Já o troféu de Melhor Letra foi entregue à banda Os Sentinelas, da Escola Estadual Ildefonso Simões Lopes (Rural), pela composição “Perspectivas”.
Outros destaques da noite incluíram a Escola Tuiuti, vencedora na categoria Melhor Escola Municipal, com “Agora Enfim”, do grupo Os Normais; Pedro Albano, também da Escola Ildefonso Simões Lopes, reconhecido como Melhor Instrumentista pela performance no saxofone; e Nicole Pagani, da Escola Estadual Prudente de Moraes, premiada como Melhor Intérprete pela canção “Não Quero Mais Voltar”.
O evento contou com a presença do vice-prefeito Ed Moraes, do secretário municipal de Educação Marcelo Reis, vereadores, secretários e da assessora de Cultura Karol Schmitz. O 1º Brisa Autoral Festival de Música Estudantil consolidou-se como um espaço de valorização da arte e da criatividade entre os jovens do Litoral Norte, com expectativa de novas edições nos próximos anos.





