O governo do Rio Grande do Sul formalizou, nesta quarta-feira (1º), a assinatura de mais quatro convênios com municípios para a recuperação de estradas rurais danificadas pelas enchentes de 2024. A medida é coordenada pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e prevê o repasse de até R$ 300 mil por cidade em situação de emergência.
Com os novos contratos, 348 municípios já estão habilitados a receber os recursos, enquanto outros oito ainda têm processos em andamento. No total, 356 prefeituras se inscreveram no edital, que soma quase R$ 107 milhões em repasses, via Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs).
Os valores podem ser aplicados na contratação de equipamentos, como tratores, caminhões e motoniveladoras, além da compra de insumos como brita, saibro e cascalho, materiais essenciais para a recuperação da infraestrutura viária no interior do Estado.
Litoral Norte
Na região, 14 municípios já aderiram ao programa e assinaram os convênios:
Balneário Pinhal, Capivari do Sul, Caraá, Dom Pedro de Alcântara, Itati, Mampituba, Morrinhos do Sul, Mostardas, Palmares do Sul, Santo Antônio da Patrulha, Tavares, Terra de Areia, Três Cachoeiras e Três Forquilhas.
A recuperação das estradas é considerada fundamental para o escoamento da produção agrícola e o deslocamento das comunidades rurais, especialmente em áreas que tiveram trechos comprometidos pelas chuvas do ano passado.