O paulista Alison dos Santos, o Piu, garantiu a medalha de prata na prova dos 400 metros com barreiras no Campeonato Mundial de Atletismo, realizado em Tóquio, Japão. A final, disputada nesta sexta-feira (19), teve vitória do norte-americano Rai Benjamin, com tempo de 46s52, enquanto Piu completou a prova em 46s84. O catariano Abderrahman Samba ficou com o bronze.
Durante a disputa, Alison dos Santos teve uma largada complicada e esbarrou na primeira barreira, mas conseguiu se recuperar e manter o ritmo até o fim da prova. Um momento de polêmica marcou a competição: Benjamin chegou a ser desclassificado por suposta interferência na raia ao derrubar barreiras, o que poderia configurar violação da regra TR22.6.3 da World Athletics. O recurso da Confederação dos Estados Unidos reverteu a punição, mantendo o americano no primeiro lugar.
A medalha de prata representa a segunda conquista do Brasil no Mundial deste ano, após a prata de Caio Bonfim na prova de 35 quilômetros da marcha atlética. Piu, campeão mundial em Eugene em 2022, retorna ao pódio após não ter conseguido medalha na edição passada, em Budapeste, quando competiu ainda se recuperando de uma lesão no joelho.
O brasileiro tem histórico de bons resultados em Tóquio: na Olimpíada de 2021, também no Estádio Nacional, conquistou o bronze em uma prova marcada pelo recorde mundial de Karsten Warholm. A participação no Mundial reforça o retorno de Alison dos Santos à elite internacional da modalidade.




