As obras de saneamento básico de Arroio do Sal, previstas inicialmente para 2027, foram antecipadas para o primeiro trimestre de 2026. A mudança no cronograma foi definida após articulação entre a Prefeitura e a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).
Na última sexta-feira (12), o município enviou à companhia um ofício indicando a área destinada à instalação da Estação Elevatória de Esgoto (EEE), passo necessário para viabilizar o início das execuções. A decisão ocorreu após reunião realizada na quinta-feira (11), na Prefeitura, entre gestores municipais e representantes da Corsan.
O projeto prevê a implantação do sistema em 17 bacias de esgotamento, sendo a EEE localizada na bacia nº 1, ponto estratégico que conduzirá os efluentes até a unidade de tratamento em Torres. A etapa inicial contemplará aproximadamente 35% do território municipal, atendendo áreas que se estendem da praia de Areias Brancas ao balneário Figueirinha, com início pelo Centro.
De acordo com a Corsan, a antecipação foi possível após revisão do projeto executivo, que incorporou novas tecnologias para o sistema. As informações fornecidas pela Prefeitura foram consideradas determinantes para o adiantamento do processo.
O saneamento é apontado como fundamental para a expansão urbana e para o desenvolvimento econômico da cidade, especialmente diante da previsão de novos investimentos, como o Porto Meridional, que deve entrar em operação em 2028.




