Acontece nessa quinta feira(04) de setembro o primeiro Fórum Atacadistas-RS, o evento é na sede da Fecomércio-RS. O Fórum, trouxe aos participantes a oportunidade de se atualizar em relação ao mercado internacional e como as empresas podem se adaptar as novas exigências, que devem surgir nos próximos anos.
A palestra central do encontro, ficou por conta do economista Ricardo Amorim, que falou sobre a politica econômica implementada pelo Presidente Americano, Donald Trump e os impactos que isso causou em toda economia Mundial. Em sua fala de abertura o palestrante trouxe a informação que a Suprema Corte America pode revogar as imposições do tarifaço imposto pelo atual presidente Americano aos países que exportam para os EUA seus produtos. A analise será feita no próximo dia 14 de outubro de 2025 e leva em consideração o fato de Trump estar se utilizando de uma lei Americana,(Trade Expansion Act of 1962), que permite que o presidente em exercício possa aumentar as taxas sobre mercadorias estrangeiras caso o pais esteja sofrendo ameaças ou em guerra com os países exportadores, o que não seria ao caso nesse momento.
De forma imediata isso pode significar o retorno dos recursos para as empresas brasileiras que que tiveram que pagar a nova taxa de 50% sobre suas exportações aos Americanos, isso também pode normalizar o mercado externo e as exportações de uma forma geral. “Otimistamente” falando o destaque do economista, foi que em meio ao caos, a moeda brasileira foi uma das moedas que mais valorizou nesse período, o que pode trazer novos investimentos para a economia nacional.
Ainda de forma otimista esse cenário de caos, gerou boas oportunidades aquelas empresa que soberam se aproveitar do momento, e que novos mercados se abriram para os exportadores, sitou o economista exemplos de mercados alternativos que podem absorver os produtos que eram exportados para os EUA, além é claro do mercado interno, que também pode comprar as mesma mercadorias vendidas em especial ao mercado americano, antes das intervenções de Trump.
Para encerrar Ricardo Amorim trouxe numeros que conta um cenário de crescimento interna da economia brasileira, em números que podem chegar a 3,2% ao final de 2025, comparado com anos anteriores onde o maior crescimento foi de 2% seria o maior crescimento. A relação desse crescimento esta diretamente ligada ao volume de demanda de Commodities no mundo, já que o Brasil e um dos maiores exportadores mundialmente falando e também pela importação de Capital.
Ricardo Amorim encerra com a frase: “Estejam preparados para uma Economia Brasileira que vai crescer muito mais do que as projeções e as pessoas imaginam”