O Senado Federal aprovou, na manhã desta quinta-feira (7), o projeto de lei que isenta do pagamento de Imposto de Renda os contribuintes com renda de até dois salários mínimos. O texto, que já havia sido aprovado pela Câmara dos Deputados, segue agora para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A votação ocorreu pouco após a oposição desocupar o plenário principal da Casa, encerrando um protesto que durou 47 horas. Com a liberação do espaço, os senadores retomaram os trabalhos legislativos às 11h e, em menos de 15 minutos, aprovaram a proposta que altera a tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF).
Com o novo limite, ficam isentas da cobrança do imposto pessoas com renda mensal de até R$3.036, valor correspondente ao dobro do salário mínimo atual, fixado em R$1.518,00 em 2025.
A ocupação do plenário havia sido liderada por parlamentares da oposição, que pressionavam por pautas como o impeachment do ministro Alexandre de Moraes e o fim do foro privilegiado. A desocupação foi anunciada após reunião com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, como uma forma de permitir a retomada da agenda legislativa.