A modelo gaúcha Gisele Bündchen destinou R$ 9 milhões para a recuperação de três escolas da rede pública de Porto Alegre. O valor será aplicado por meio do Instituto Cultural Floresta, com recursos do Fundo Luz Alliance, criado por Gisele em parceria com a BrazilFoundation.
Os recursos serão usados na reforma e ampliação das escolas Leopolda Barnewitz (Cidade Baixa), Rio Grande do Sul (Centro Histórico) e Miguel Granato Velasquez (Sarandi), que foram severamente danificadas pela enchente de 2024. As intervenções vão permitir a criação de 600 novas vagas em turno integral para a educação infantil, atendendo crianças de zero a seis anos.
Com orçamento total estimado em R$ 12,5 milhões, as obras também incluem mobiliário. A diferença será captada pelo Instituto Floresta, que apresentou os projetos técnicos para viabilizar a doação. A coordenação das reformas ficará a cargo da diretora de Educação da entidade, Monica Vianna.
A iniciativa integra o esforço da Prefeitura de Porto Alegre para ampliar o número de vagas na educação infantil nos próximos anos.
Desde as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em 2024, o Fundo Luz Alliance e a BrazilFoundation vêm articulando doações com empresas, marcas globais e filantropos. A BrazilFoundation é responsável por mapear instituições aptas a receber recursos e apoiar ações com foco em justiça socioambiental e equidade no país.
Criado em 2020, o Fundo Luz Alliance atuou inicialmente com ajuda humanitária durante a pandemia e, a partir de 2021, passou a apoiar também iniciativas voltadas à proteção e regeneração ambiental.