O município de Osório foi confirmado como sede da 9ª Coordenadoria Regional de Perícias do Instituto-Geral de Perícias do Rio Grande do Sul (IGP). A decisão foi formalizada na tarde de quarta-feira (9), durante reunião entre representantes do IGP e da Prefeitura de Osório, realizada no gabinete do prefeito Romildo Bolzan Júnior.
A criação da nova coordenadoria será viabilizada por meio de um Termo de Cooperação entre o IGP e a administração municipal. Pelo acordo, a prefeitura se responsabilizará pela elaboração dos projetos técnicos para a construção do novo prédio, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Saneamento. A estrutura será erguida no terreno do Estado que atualmente abriga o Posto Médico Legal, no bairro Albatroz.
A futura sede da 9ª Coordenadoria reunirá o Centro Avançado de Perícias, englobando os serviços de identificação, perícia criminal e médico-legal, com abrangência em todo o Litoral Norte e em outras regiões próximas. O projeto já está em fase avançada de elaboração, com previsão de início das obras ainda em 2025. Durante a execução, as atividades do Posto Médico Legal não serão interrompidas, pois a construção será feita ao redor da estrutura atual.
A reunião contou com a presença do Diretor-Geral Adjunto do IGP, Marco Antônio Aurélio Cúrcio, da diretora técnica do Instituto, Fernanda Jardim, e de membros da equipe técnica estadual e municipal, incluindo o vice-prefeito Ed Moraes, servidores da Secretaria de Obras e representantes do Departamento de Perícias do Interior.

