Oficina promovida em Tramandaí resulta na produção de sabão ecológico com óleo reciclado

Foto: Assessoria/Corsan

Na tarde da última terça-feira (17), foi realizada no Centro de Convivência do Idoso e Geração de Renda (CCI), em Tramandaí, uma oficina de produção de sabão ecológico utilizando óleo de cozinha reciclado. A atividade foi promovida pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) como parte do programa de educação ambiental De Olho no Óleo.

A iniciativa teve como objetivo orientar sobre o reaproveitamento do óleo de cozinha usado, contribuindo para a preservação do meio ambiente e a conscientização sobre o descarte correto desse resíduo. Durante a oficina, foram reaproveitados 10 litros de óleo que seriam descartados de forma inadequada, resultando na produção de aproximadamente 10 quilos de sabão biodegradável.

Segundo dados do programa, a ação evitou a potencial contaminação de cerca de 12,7 milhões de litros de água — o equivalente a mais de cinco piscinas olímpicas — que poderiam ser poluídas com o descarte incorreto do óleo.

Além do impacto ambiental positivo, a prática da reciclagem do óleo de cozinha também contribui para a geração de renda, tanto para cooperativas que realizam a coleta do resíduo quanto para pequenos produtores de sabão ecológico. O reaproveitamento do material também auxilia na prevenção de entupimentos nas redes de esgoto e drenagem urbana, reduzindo riscos de alagamentos e extravasamento de dejetos.

Foto: Assessoria/Corsan
Foto: Assessoria/Corsan
Foto: Assessoria/Corsan
Foto: Assessoria/Corsan
Redação TV Litoral

Redação TV Litoral

A Rede Litoral de Comunicação é um grupo de mídia multiplataforma do Litoral Norte do RS. Com atuação em TV, rádio, portal e redes sociais, levamos informação, conteúdo e entretenimento à comunidade, fortalecendo a comunicação local e impulsionando o desenvolvimento regional.Acompanhe através de @redelitoralrs.

Compartilhe :

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *