A construção do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Osório, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, atingiu 99% de execução e se aproxima da conclusão. Com investimento superior a R$28 milhões, a obra está sob responsabilidade da Secretaria de Obras Públicas (SOP) e integra o Programa de Oportunidade e Direito (POD), da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos. Parte dos recursos é financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Localizada nas imediações do loteamento Serramar, próximo à ERS-030, a unidade foi projetada para acolher até 60 adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. O espaço contará com uma infraestrutura de mais de 4 mil metros quadrados, incluindo escola, oficinas profissionalizantes, duas quadras esportivas e áreas específicas para atendimentos na área da saúde.
A proposta do novo Case é proporcionar um ambiente que favoreça a ressocialização de jovens, por meio de ações integradas nas áreas de educação, profissionalização, saúde, esporte e espiritualidade. A localização estratégica da unidade também permitirá que adolescentes da região do Litoral Norte cumpram medidas socioeducativas mais próximos de suas famílias.
Um dos diferenciais da obra é a adoção de práticas sustentáveis. O projeto contempla soluções como telhado verde, que contribui para o conforto térmico, e sistema de captação e reaproveitamento da água da chuva, alinhando-se a diretrizes ambientais contemporâneas.
Iniciada em 2021, a construção está em fase de finalização. Restam apenas a implantação de muros internos e externos, além da instalação de tanques sépticos. A entrega definitiva do espaço está prevista para ocorrer nos próximos meses.